domingo, 13 de dezembro de 2009

Marketing e Performance no Setor Bancário Brasileiro

Olá Pessoal!!!

Este trabalho é um estudo exploratório que visa identificar a relação existente entre os INVESTIMENTOS EM MARKETING DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS BANCOS BRASILEIROS e o reflexo desses investimentos na lucratividade do setor.

O trabalho apresentou algumas limitações, porque a amostra não possuia dados objetivos que pudessem fazer uma relação entre o TIPO de investimento em marketing e associar com a variação da lucratividade

Para entender a relação:

DE UM LADO: - O INVESTIMENTO EM MARKETING

DO OUTRO: - ROE (Rentabilidade sobre o patrimônio)
- ROA (Rentabilidade do ativo - bruta)
- Margem líquida
- Margem operacional

O trabalho analisou o investimento em marketing dessas instituições e também os quatro índices relacionados acima. Tentou verificar se as instituições com maior resultado nos índices correspondiam com as de maior investimento em marketing.

A conclusão foi que a correlação é negativa, das instituições analisadas, as que possuiam maior investimento em marketing possuíam os piores índices.

O resultado, contudo, pode ser interpretado de várias maneiras, não sendo definitivo em afirmar que existe essa relação. A relação verdadeira pode estar no TIPO de investimento feito, ou seja, o composto ou segmento de marketing que a instituição utilizou.

Os Balanços analisados não apresentavam dados consistentes do verdadeiro investimento em marketing feito pelos bancos, o que também compromete a pesquisa.

Indico uma boa leitura do trabalho, o que você pode fazer clicando aqui

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