sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Política Cambial

É a administração da taxa de câmbio e o controle das operações cambiais – a política cambial deve ser cuidadosamente administrada, pois tem grande impacto sobre a política cambial. Um desempenho muito forte das exportações pode ter grande impacto monetário à medida que o ingresso de divisas significa conversão para reais e expansão da emissão de moeda, que tem grande efeito inflacionário. O país, para execução de uma boa política cambial, deverá permitir um elevado fluxo de moeda com o exterior nos dois sentidos.

Cupom cambial

É a remuneração efetiva dos dólares convertidos em reais e aplicados no mercado financeiro brasileiro – é obtido pela relação entre as taxas de juros remuneratórios dos reais aplicados em títulos públicos, por exemplo, e a desvalorização esperada do câmbio no mesmo período.

Com a adoção, em 15.01.99, do regime de livre flutuação do câmbio, diminuiu a importância do cupom cambial.

Câmbio Fixo

É o regime de câmbio onde o governo define a taxa de câmbio – a paridade entre a moeda nacional e as moedas estrangeiras é definido pelo governo de acordo com a execução de suas políticas, a taxa de câmbio é mais um componente das decisões do ente público em relação à economia nacional

Banda Cambial

É o regime de câmbio onde o governo define os limites máximo e mínimo da taxa de câmbio – os agentes econômicos podem negociar com moeda estrangeira dentro deste limite e a taxa de negociação flutua nesta banda de acordo com o mercado.

Câmbio Flutuante

É o regime de câmbio onde a taxa de câmbio é definida pelos mecanismos de oferta e procura, sendo que o governo não intervém diretamente na taxa – o governo é mais um agente econômico atuando no mercado, em situação de necessidade de intervenção na taxa ele age diretamente na oferta (vendendo moeda estrangeira) ou na demanda (comprando moeda estrangeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante. Sinta-se a vontade para expressar o que achou do blog e do conteúdo disponibilizado. Um abraço!!! Édson