sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Política de Rendas

É a que o governo exerce, estabelecendo controles diretos sobre a remuneração dos fatores diretos de produção envolvidos na economia – são esses fatores: salários, depreciações, lucros, dividendos e preços de produtos intermediários e finais.

Os bens e serviços são divididos em

Tradeables
Bens transacionáveis com o exterior – cujos preços dependem mais das condições vigentes nos mercados internacionais ou de câmbio.

Non-tradeables
São os bens não transacionáveis com o exterior – cujos preços dependem mais das condições de oferta e demanda internas, tais como os serviços privados e as tarefas públicas.

Imposto inflacionário
A atuação sobre a inflação pode ser considerado uma política de rendas – a inflação age diretamente sobre a rendo porque interfere na renda remuneração real dos agentes econômicos. Na época em que tínhamos no Brasil uma inflação de 40% a.m., um salário de 200,00 chegava ao final do mês com um poder de compra de 120,00, e devia ser gasto rapidamente para não perder ainda mais seu poder de compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante. Sinta-se a vontade para expressar o que achou do blog e do conteúdo disponibilizado. Um abraço!!! Édson