DEFINIÇÃO
Conjunto de Instituições ou instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários
OBJETIVOS
•Canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores
•Sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por elas
SURGIMENTO
Surgiu quando o mercado de crédito deixou de atender às necessidades da atividade produtiva, no sentido de garantir um fluxo de recursos nas condições adequadas em termos de prazos, custos e exigibilidades.
Princípios
-Contribuir para o desenvolvimento econômico, atuando como propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação de poupança privada
-Permitir e orientar a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultados da economia
MERCADO PRIMÁRIO
* Criação de títulos
* Capitalização das empresas
- No mercado primário de ações é onde se negocia a subscrição (venda) de novas ações ao público
SUBSCRIÇÃO PARTICULAR
-Quando a emissão é subscrita totalmente pelos antigos acionistas (pode ser feita diretamente na empresa ou por meio de bolsa de valores
MERCADO SECUNDÁRIO
•Negociação de Títulos
•Troca de propriedade do título
•Liquidez aos títulos e incentivo ao mercado primário
DEFINIÇÃO
É onde ocorrem as transferências dos títulos entre os investidores e/ou instituições. Sua função, portanto, é dar liquidez aos títulos
CARACTERÍSTICAS
- Transparência
- Liquidez
- Eficiência
As negociações no mercado secundário dão-se de dois modos:
- Mercado de Balcão
DEFINIÇÃO
Mercado organizado de títulos, sem local determinado e sem controle ou garantia de uma bolsa de valores.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
-ausência de um local centralizado fisicamente
-pouca influência das operações na cotação das ações
-não há homogeneidade em termos de participantes e operações
- Mercado de Bolsa
DEFINIÇÃO
É aquele em que as instituições do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários viabiliza o contato entre aqueles que compram ou vendem ações e valores mobiliários.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
-livre concorrência, pluralidade de participações, homogeneidade de oportunidades
-homogeneidade de produto (todos os títulos negociados tem a mesma características)
-transparência na fixação do preço (práticas equitativas de mercado)
Financiamento de Investimentos
O mercado de capitais é fundamental para o crescimento econômico
VANTAGENS
-mais alternativas de financiamento para as empresas
-redução no custo global dos financiamentos
-diversificação e distribuição de riscos
-democratização do acesso ao capital
Mercado de Capitais Brasileiro
•Pouca expressão antes da década de 60
•Com a reforma do SFN em 64 foi criada a primeira Lei do Mercado de Capitais
•O início da década de 70 foi marcada pelo movimento especulativo, conhecido como “boom de 71”
•Em 1976 foi criada a Lei das Sociedades Anônimas e a 2ª Lei do Mercado de Capitais, que criou a CVM
•A abertura da economia na década de 90 aumentou a participação de investidores estrangeiros no mercado brasileiro
•Após período de forte crescimento em razão da abertura a bolsa reduz o número de empresas listadas e passa por um período de estagnação e concentração
•Em 2002 a Bovespa lidera o movimento Ação Cívica pelo Desenvolvimento do Mercado de Capitais. Nesta fase foi elaborado o Plano Diretor do Mercado de Capitais
ÓRGÃOS DISTRIBUIDORES
Sistema de distribuição e prestação de serviços é composto por:
-Sociedades Corretoras
-Sociedades Distribuidoras
-Bancos de investimento
-Bancos de Desenvolvimento
-Empresas de Liquidação e Custódia
CARACTERÍSTICAS
-No Brasil não existem títulos ao portador
-Quase a totalidade dos títulos é escritural
-Todos os negócios em bolsa são realizados por meio de sociedades corretora
-Todos os negócios são realizados em nome do cliente final
Segmentos do Mercado de Capitais
Não Institucionalizado
-Não está sujeito à regulamentação e ao controle das autoridades (ocorrem no mercado de balcão)
Institucionalizado
-Controlado pelos órgãos de controle e acompanhamento do mercado
O sistema de regulação do mercado de capitais é formado por quatro organismos:
-CMN
-Comissão Técnica da Moeda e do Crédito
-Bacen
-CVM
O mercado conta ainda com a BM&FBovespa Supervisão de Mercados (BSM)
Formas de controle e acompanhamento do mercado:
-Margens de Garantias
-Câmaras de compensação
-Sistema Circuit Breaker
Sistema Circuit Breaker
Mecanismo utilizado pela Bovespa que permite, na ocorrência de movimentos bruscos do mercado, o amortecimento e o balanceamento das ordens de compra e venda
-Regra1: quando o Ibovespa atingir baixa de 10% em relação ao fechamento do dia anterior os negócios são interrompidos por 30 minutos
-Regra2: reabertura dos negócios, caso o Ibovespa atingir baixa de 15% em relação ao fechamento do dia anterior os negócios são interrompidos por 1 hora
-Deve ser garantida a última meia hora de negociação
Mecanismos de garantia
-Margem de garantia
-Garantias do agente de compensação
-Fundo de Garantia da câmara de compensação
Os principais títulos negociados no mercado de capitais são os representativos do capital das companhias (ações) ou os representativos de empréstimos.
Os principais títulos negociados no mercado brasileiro são:
-Ações
-Debêntures
-Commercialpapers(Nota Promissória Comercial)
-Bônus de subscrição
-Certificados de depósito de valores mobiliários
-Índices representativos de carteira de ações
-Opções de compra e venda de valores mobiliário
-Direitos de subscrição
-Recibos de subscrição
-Quotas de fundos imobiliários
-Certificados de investimento audiovisual
-Contratos de parceria para engorda de animais
-Certificados representativos de contratos mercantis de compra e venda a termo de energia elétrica
-Depositary receipts(recibos de depósito)
-Certificados de recebíveis imobiliários (CRI)
Participantes (players)
-CVM
-Bolsas
-SCTVM
-Investidores PF
-Investidores PJ não institucionais
-Investidores Institucionais
-Agentes Autônomos de Investimento
-SDTVM
-Bancos Múltiplos e de Investimento
-Companhias de Capital Aberto
Os investidores podem ser divididos em dois grupos
-Particulares ou Individuais:
PF ou PJ que participam do mercado por si próprios
-Institucionais: PJ que movimentam recursos vultuosos no mercado de capitais
Investidores Institucionais:
São os participantes mais importantes do mercado devido ao grande volume de recursos captados de seu público
Investidores Institucionais:
-sociedades seguradoras
-entidades de previdência privada
-sociedades de capitalização
-clubes de investimento em ações
-fundos externos de investimento
-fundos mútuos de investimento
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
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